sábado, 13 de abril de 2013

O seu celular mostra a sua personalidade


Você conhece alguém que não tenha celular? Pouquíssimos. A tecnologia veio para ficar e, sobretudo, para facilitar a nossa vida e nunca constranger, incomodar ou alienar as pessoas.Emoji

Parece que hoje há mais aparelhos celulares do que gente. É comum você ver pessoas com três celulares. Isso é necessidade, exagero ou vício?

São tantas funções: internet, relógio, cronômetro, agenda, fotografia, música, rádio, TV, Bluetooth… Ah! E faz ligação também!

Ele é uma ferramenta que pode beneficiar você, mas tem regras e pessoas educadas devem sempre observá-las. Então, muito cuidado ao usá-lo, o que inclui saber quando não usá-lo. Em ambientes públicos, como: igrejas, escolas, teatros, bibliotecas, museus, ônibus etc. você deve desligar o celular. Normalmente esses lugares são até sinalizados, pena que a maioria não respeita. A palavra de Deus diz que nós devemos ser em tudo moderados: "Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados" Tito 2:6.

Se voce está na igreja dê a prioridade para Deus, aprenda a desconectar-se de tudo por Ele, lembre-se que você está ali para um momento de intimidade, e isso vale também para quem fica conversando no culto, afinal, quem nunca ouviu a conversa de alguém forçosamente?

Nos meios de transporte e elevadores ficamos sem nenhuma opção senão saber de toda a vida da pessoa, e o engraçado é que quem está ao telefone pensa que ninguém está ouvindo…Emoji

Vejamos algumas regrinhas básicas  para o bom uso do celular:
  • No trabalho ou na escola - não use seu tempo em ligações desnecessárias ou para baixar e exibir seus aplicativos, músicas e fotos. É por isso que cada vez mais empresas estão proibindo o uso. Se você precisa atender uma ligação, peça licença e saia brevemente para falar. Em reuniões profissionais, mantenha seu telefone no silencioso e não envie mensagens.
  • Fale com um tom de voz moderado – se a ligação estiver ruim, prefira ligar novamente a ficar gritando. O viva-voz é permitido somente para quem está sozinho.
  • Quando estiver em família ou com amigos - desfrute da companhia deles. Se você ficar ao celular estará mostrando que o seu telefone é mais importante que tudo e todos.
  • Para fotografar e enviar as imagens para as redes sociais – use o bom senso. E também para fazer check-in nos lugares que você frequenta. Às vezes se perde tanto tempo com isso que você não vive o momento. Cuidado com o excesso! Celular pode viciar, você sabia?
  • Toques - os muito escandalosos incomodam, além de ser falta de educação. Vamos nos lembrar da velha frase: “O meu direito termina onde começa o do outro.” Talvez a música que você ama e coloca com o volume mais alto, seja a música que sua colega odeia e acaba sendo obrigada a ouvir o tempo todo. Toda profissão exige postura e confiabilidade. Imagine você atendendo alguém e, de repente, dispara o som de um animal ou de uma música horrorosa vindo do seu aparelho… Não vai ficar bem!
  • Capas e acessórios - todos querem ser diferentes e, por isso, buscam uma capinha ou adesivo para o seu aparelho. Nada contra, mas saiba escolher direitinho, pois ela mostrará sua personalidade também. 
  • Trânsito + celular - esta já nem é uma questão de etiqueta, mas de segurança e lei: todos devem obedecer!Emoji

Olhe agora para o seu celular e, por favor, analise se sua capinha e o toque condizem com quem você é. Será que eles podem estar te envergonhando? E, por falar em vergonha, vou contar o que aconteceu em uma determinada Igreja, em uma reunião de quarta-feira.
Durante a ministração da Palavra, o celular de uma senhorinha começou a tocar insistentemente na nossa frente. Ela ficou muito nervosa e não conseguia desligar nem baixar o volume.
Então uma amiga que estava ao meu lado se ofereceu para ajudar, mas também não encontrava onde parar aquele telefone! Ela teve que desmontar todo o aparelho para resolver o problema. Um alívio! No final da reunião, claro, elas montaram todo o celular novamente… Mas veja como um descuido pode lhe trazer uma grande vergonha…

Você quer contar um fato? Perguntar? Será um prazer ajudá-lo!Emoji

Patrícia Tavares

Nenhum comentário: