sábado, 15 de junho de 2013

Jovens x Egito

JOVENS x EGITO



" Disse mais o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Eu Sou o Senhor vosso Deus. Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes; nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual eu vos levo; nem andareis segundo os seus estatutos. Os meus preceitos observareis, e os meus estatutos guardareis para andardes neles. Eu sou o Senhor vosso Deus." (Levítico 18:34)

Quando uma pessoa ouve a Palavra do Senhor e a aceita em seu coração, ela passa então à obedece-la. No entanto se inicia uma guerra espiritual, pois o inimigo não aceita que ninguém saia do seu imundo território para habitar na Presença de Deus. Por isso ele usa de várias artimanhas e banquetes para despistar e tirar os servos do Senhor do caminho certo.

Podemos observar os jovens por exemplo. O diabo sabe que a mocidade se interessa sempre com algo diferente, algo novo para se distraírem um pouco. Para ele é inaceitável ver um jovem entregando a sua vida ao Senhor Jesus e passar a servir a Deus. Por isso ele lança pensamentos do passado, envia "amigos e amigas" para darem conselhos nada proveitosos, lança olhares maliciosos através de moças e rapazes, enfim, ele trabalha para que eles voltem a praticar os pecados do Egito.

Nos versículos introdutórios vemos Deus aconselhando o seu povo a não se contaminarem e praticarem novamente as obras do Egito. Entenda bem; o povo de Deus estava debaixo de uma escravidão naquele País. Trabalhavam acima de sua capacidade e eram maltratados, ou seja, eram verdadeiros escravos! No entanto o Soberano viu a aflição dos filhos de Israel, e levantou Moisés para fazer dele um instrumento para libertar o seu povo daquela escravidão.

 
Talvez você já conheça toda a história e já sabe qual foi o resultado: A libertação do povo de Deus. Caso ainda não conheça leia o livro de Êxodo. A escravidão acabou para aquele povo! Glória a Deus! Porém como o Senhor Deus se preocupa com aqueles que são Seus, os aconselhou a permanecerem nos Seus mandamentos.

É interessante observar que o Senhor os estava levando para Canaã: A Terra da promessa. E lhes aconselhou dizendo: "Nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual eu vos levo..." Ele ainda disse:"Os meu preceitos observareis..."

O Povo iria para uma terra que emanava leite e mel, porém ainda teriam que se esforçar para não andar no costume do povo daquela cidade. É de extrema importância para o jovem e para qualquer pessoa observar aquilo que Deus diz, e não aquilo que os outros dizem. Quando uma criança por exemplo passa a ouvir o evangelho e simplesmente aceita, permanece naquilo que aprendeu. Isso quando os pais são cristãos. Mas, mesmo que a influencia lá do mundo venham contra ela, ela resiste e não esquece daquilo que aprendeu. Porém quando elas passam para a adolescência, começam a ter "mudanças"; Já querem andar na "moda", as meninas querem pintar o cabelo de verde, vermelho, azul, arco-íris... começam a pintar as unhas da mesma cor, enfim... Os meninos já querem ser o "Bad Boy" raspam a cabeça para ficarem com a metade careca, tudo porque o seu jogador de futebol usa o mesmo corte...


As moças passam a falar ou se vestir como as suas "colegas" de colégio que tem um comportamento totalmente reprovável, andam como aquela atriz da novela, falam como ela...




É impressionante a influência deste mundo sobre os jovens e adolescentes, sem contar como o pecado tem entrado na vida de muitos.

Você que está nesta faixa etária, e que conhece a Palavra de Deus, como você tem vivido a sua vida espiritual? Qual tem sido a sua personalidade? Veja o que o Apóstolo Paulo afirmou em uma de suas cartas:

"Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo." (1 Coríntios 11:1)

Por isso eu pergunto às moças: Quem vocês tem imitado? Aquela atriz de novela na qual vive adulterando? Ou aquela sua "amiguinha" de colégio ou faculdade que se diz "conselheira" ou "amiga" e lhe ensina o caminho da perdição?


Vamos aos rapazes: Quem você tem imitado? Aquele ator de televisão, jogador de futebol que tem várias namoradas mesmo sendo casado? Ou aquele cantor secular de Rock que usa drogas, e você mesmo sem saber disso, ou até mesmo sabendo o escuta?

A verdade é que algumas moças e rapazes não resistem em escutar uma música mundana romântica, ao invés de escutar um hino romântico evangélico no qual é inspirado por Deus. Que proveito há em imitar essas pessoas? Por que não imitar alguém que tem compromisso com a Palavra de Deus e sabe ensinar os outros no caminho da retidão? É mil vezes melhor do que imitar alguém do mundo!
O que muitos jovens ainda não pararam para pensar é como estão a vida dessas pessoas do mundo sem Deus! Há um grande número de adolescentes, jovens e também adultos que procuram preencher um vazio no coração se distraindo com essas coisas quando deveriam buscar refúgio em Deus, e pouco a pouco começam a se afastar do Senhor e não percebem isso. Aos poucos vão parando de ir à Igreja, bate aquele desânimo e desistem de buscar a Deus. E quem é que fica feliz com isso? O diabo.


Outra ferramenta que o inimigo usa é a internet, bem como a TV, revistas pornográficas e qualquer outro tipo que envolve mídia. Nos ambientes virtuais por exemplo existem diversas imagens imorais que aparecem em Redes Sociais, Sites de e-mails etc. O rapaz olha para aquela mocinha que aparece no canto da tela, e lá está escrito: Você quer me conhecer? Clique em SIM ou NÃO. Na verdade a opção NÃO, nem existe. Aquele que não está firmado em Deus cai na tentação de clicar naquele maldito botão de confirmação dando brecha para satanás entrar e fazer a festa.

" Não porei coisa torpe diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam;..." (Salmos 101.2)

Toda vez que seus olhos avistarem coisas que poderão e irão lhe prejudicar espiritualmente, "saia fora", resista! Fuja! Procure se edificar com coisas do céu. Leia a Bíblia. Medite na Palavra. Não esqueça que o reino de Deus é tomado por esforço. Se você não tomar uma atitude e passar a ser santo, ficará bastante difícil fugir das propostas do diabo. Cuidado! Se você está no pecado, saiba que satanás está rindo de você e dizendo que você é dele! Não aceite isso! Saia do erro, pois Deus é misericordioso para perdoar,e ELE está aguardando o seu sincero pedido de perdão e sua humilhação. O jovem vitorioso é aquele que vence o inimigo através da vigilância, oração e leitura da Palavra de Deus!

Um Jovem do Altar de Deus não fica dando mal exemplo para os outros que não conhecem a Cristo. Irmãos, devemos ser imitadores do Altíssimo(Cristo)! Jesus andou em santidade, pregou o evangelho, curou os doentes... Então vamos seguir o Seu exemplo! Para chegar em Canaã, temos que estar preparados para lutar contra as influências do mundo.

Vamos divulgar a Palavra do Senhor ao invés de publicar no FaceBook fotos que prejudicam a nossa vida com Deus! Pois o que liberta o homem é a Poderosa Palavra do Senhor!

Sejamos santos para sermos exemplos ao povo lá fora!

Deus te abençoe!                                    Philipe Farias
                                                                dc.philipefarias@hotmail.com

Nenhum comentário: